Coerente com a postura sempre defendida por seus diretores de que o empresário gráfico deve ver a tecnologia como aliada e não como inimiga, o Sigep/Abigraf-PR trouxeram a realidade aumentada para uma das capas da edição 124 da Revisão Pré-Impressão, veículo de comunicação das entidades. O recurso tecnológico, que permite expandir a informação impressa no papel de forma mais detalhada para uma tela de smartphone, por exemplo, foi aplicado em parceria com a Two Sides, importante organização de promoção da sustentabilidade da indústria de impressão e de embalagem.
Com um smartphone ou tablet e com o aplicativo Realidade Aumentada Brasil instalado e aberto, o usuário que apontar a tela para página com anúncio da Two Sides verá um pequeno vídeo animado com o desenrolar da vida do papel. O objetivo é exaltar a importância do papel no mundo.
Para o presidente do Sigep/Abigraf-PR e diretor da Realidade Aumentada Brasil, Edson Benvenho, a parceria com a Two Sides nesta ação tem o foco de reforçar o quanto a indústria gráfica precisa se conscientizar para o fato de que é insensatez ignorar as oportunidades que a tecnologia apresenta. “Como escrevemos na chamada do anúncio, o Sigep/Abigraf-PR estão abrindo portas para o gráfico paranaense para que ele enxergue que só impresso não faz mais a gráfica de hoje. Tem que usar todos os recursos disponíveis, e muitos vão além do papel, como a realidade aumentada. Batemos sempre nessa tecla porque é um caminho sem volta”.
De acordo com Benvenho, por mais que alguns empresários conservadores ainda possam enxergar o digital como ameaça, a diretoria das entidades fez questão de colocar o recurso de realidade aumentada na revista justamente para mostrar todo o potencial que uma campanha dessas tem como atração de clientes e de negócios. “Abre-se uma infinidade de possibilidades para o cliente do empresário gráfico explorar em seus negócios. E se for bom para o cliente do gráfico, será bom para o gráfico, seja na área editorial, promocional ou de embalagem. É lógico que de alguma forma a tecnologia impactou negativamente alguns segmentos da indústria gráfica, mas melhor do que tentar evita-la é se adaptar a ela e tê-la ao nosso lado”.
O gerente da Two Sides Brasil, Fabio Arruda Mortara, classificou como “encantador” o trabalho feito na revista Pré.Impressão. “O Sigep/Abigraf-PR são sempre muito criativos e se superaram mais uma vez usando esta tecnologia da realidade aumentada, que tão bem a Midiograf, por meio do seu diretor Edson Benvenho, sabe fazer. É uma grande oportunidade de divulgarmos os conteúdos da Two Sides sobre sustentabilidade, com a pegada ambiental que o papel tem. Podemos falar das florestas cultivadas que sequestram carbono e produzem papel, que traz educação, sonho e magia para o mundo”.