As oportunidades que o mercado de impressão digital oferece ao empresário gráfico, principalmente em rótulos e etiquetas, foram tema de evento realizado no último dia 4 de outubro, na sede do Sigep/Abigraf-PR, em Curitiba. As informações foram apresentadas pelo gerente da Divisão Industrial da DSI Sistemas de Impressão, Waldemar Oliveira.
Primeira vez presente no Sigep/Abigraf-PR, a DSI é o maior canal de vendas de impressoras de grandes formatos Epson na América Latina e tem o objetivo de crescer no mercado gráfico de rótulos e etiquetas. Atendendo todo o Brasil por meio de 13 unidades estrategicamente distribuídas, sendo uma delas em Maringá-PR, a empresa vem ganhando cada vez mais reconhecimento, graças à parceria com Epson e Sei Laser, e ao seu atendimento especializado na área de impressão profissional e industrial. “Estamos trabalhando mais forte a divulgação de produtos para prospecção de mercado. O foco é mostrar que a DSI, que foi fundada em 1994 e sempre atuou no setor têxtil, desenvolveu com a Epson uma linha de produtos para área gráfica, rótulos, etiquetas e comunicação visual”, explicou Waldemar Oliveira.
Com mais de 50 anos de experiência em indústria gráfica, Oliveira concentrou sua palestra no segmento de rótulos e etiquetas. Segundo ele, com a pandemia, esse setor passou a contribuir muito para a sobrevivência de algumas empresas. “A pandemia acabou fortalecendo alguns segmentos, como o de rótulos e etiquetas, que viraram ‘tábua de salvação’ para muitas gráficas, já que demandaram serviços, enquanto outros segmentos, como o promocional, decresceram”.
De acordo com o gerente da DSI, o mercado de rótulos e etiquetas cresce em torno de 4% ao ano no mundo e ainda tem muito campo a ser explorado, principalmente por conta de algumas vantagens. Entre elas, ele citou a necessidade de menor investimento em equipamentos e a enorme variedade de aplicação dos produtos, como em alimentos, higiene, limpeza, etc.
No entanto, Waldemar Oliveira enfatizou que o empresário gráfico precisa saber identificar as oportunidades. “Ao mesmo tempo em que cresce a demanda por rótulos e etiquetas, também cresce o número de empresas interessadas nessa área. Por isso, não é só pensar em imprimir. O empresário tem que estudar bem o mercado, as necessidades dos clientes e as características do produto que pretende trabalhar. E vejo que essa análise mais aprofundada nem sempre é feita quando o dono da gráfica pensa em fazer investimentos para entrar nesse segmento.”
Depois dos conceitos sobre o mercado, o gerente da DSI falou dos equipamentos da Epson voltados à impressão digital. O destaque foi a impressora de etiquetas digital SurePress L-4533AW, que imprime pequenas tiragens de maneira mais simples e eficaz. A impressora proporciona alta qualidade de impressão em diversos tipos de materiais e etiquetas, com ou sem tratamento. Outra vantagem é o setup rápido e simples. Já são mais de 400 unidades instaladas no mundo todo.
Crescimento
Os planos da DSI são ambiciosos. Segundo o fundador e diretor da empresa, Elisandro Piva, a meta é manter, no mínimo, os 20% de crescimento que vêm sendo conquistados nos últimos anos. Em 2022, o crescimento deverá superar os 25% em comparação com 2021.
Eventos como o realizado no Sigep/Abigraf-PR, entre outros, estão no escopo de ações da DSI para conquistar novos clientes. “Esses eventos são importantes para relacionamento e negócios. No entanto, são ideais também para clarearmos a visão que geralmente os empresários têm sobre a Epson, de que a marca trabalha com produtos mais domésticos, quando, na verdade, tem também ótimas soluções para a indústria”.
www.dsionline.com.br