Relacionamento, troca de ideias e negócios. Esse foi o tom do roadshow realizado em conjunto pela Copylink, Konica Minolta, KGepel e PSG na sede do Sigep/Abigraf-PR, em Curitiba, em 13 de setembro. O evento reuniu clientes e prospects das empresas envolvidas e teve o foco principal na apresentação de equipamentos e insumos para o setor gráfico. O Sigep/Abigraf-PR foram apoiadores.
Em clima de confraternização, os participantes puderam resgatar o “olho no olho” ausente por praticamente dois anos em função da pandemia. Para Leandro Fernandes, responsável pela unidade de Negócios Sul do Grupo Tecnoset, do qual a Copylink faz parte, a falta do contato mais próximo com os clientes vinha sendo sentida pela empresa. “Com a pandemia, passamos um longo período longe dos clientes, agregando pouco em soluções e novidades para eles. Com esse evento, estamos retomando o contato mais próximo, apresentando mais de perto o que temos a oferecer em termos de tecnologia e inovação”.
Parte da sede do Sigep/Abigraf-PR foi transformada em showroom de equipamentos para indústria gráfica. “O objetivo foi contemplar todos os passos da impressão, reproduzindo um ambiente de produção com toda a tecnologia que a Konica e outros parceiros possam oferecer em equipamentos e insumos, da impressão ao acabamento. Por isso, já agradeço a parceria com o Sigep/Abigraf-PR para a realização deste encontro”.
Os convidados puderam testar os equipamentos de impressão de rótulos, etiquetas e promocional. Havia até a opção de se levar o arquivo para imprimir e ver as máquinas em pleno funcionamento. Além disso, materiais impressos também estavam disponíveis para avaliação de todos.
Negócios
Apesar do clima festivo de reencontro no pós-pandemia, os negócios dominaram as conversas. “Mostramos os equipamentos, os parceiros expuseram materiais de acabamento, mas, claro, a intenção era de encaminhar negócios, ajudando nossos clientes a melhorarem a produtividade deles. Por isso, entre os convidados havia um misto de clientes, que tem interesse em renovar o parque de impressão, e prospects, que queríamos conhecer melhor”, disse Fernandes.
Com 30 anos de atividades e sede em Pinhais, região de Curitiba, a Copylink tem grande reconhecimento no mercado por conta da qualidade dos seus equipamentos e pelo atendimento. Tanto que, segundo Leandro Fernandes, boa parte dos 90 funcionários atua diretamente na área técnica, atendendo os clientes em campo. “Nossa principal marca é a Konica Minolta, mas temos equipamentos dos principais fabricantes do setor gráfico, atendendo a todo Brasil”.
KGepel Papéis
Para Celso Pascoal, que dirige a linha de papeis sintéticos Yupo revendida pela KGepel Papéis, de Cascavel-PR, o objetivo de sua participação foi, principalmente, mostrar ao mercado a diversidade e qualidade dos produtos Yupo, recém-incorporados ao portfólio da KGepel. “São produtos para rótulos, cardápios, revistas, comunicação visual, entre outras aplicações, que se destacam pela extrema qualidade”.
De acordo com Pascoal, os papéis da Yupo, que é uma multinacional Japonesa, ajudam a agregar valor aos produtos. “Os rótulos e etiquetas, por exemplo, se mantêm com qualidade por muito mais tempo. Por isso, em menos de um ano em que a KGepel é representante exclusiva da Yupo para o Brasil, tem crescido muito a venda dos produtos da marca japonesa”.
O evento no Sigep/Abigraf-PR, segundo Pascoal, foi importante para aumentar a conscientização a respeito da força da Yupo. “Muitos clientes da KGepel puderem ver de perto os papéis da Yupo, além de conferir toda qualidade que eles têm e as várias aplicações possíveis. Por isso, já esperamos encaminhar na sequência negócios iniciados no evento”.
PSG Suprimentos Gráficos
A transformação pela qual o mercado gráfico vem passando nos últimos anos foi evidenciada na participação da PSG Suprimentos Gráficos, de Marialva-PR. Com 25 anos de atuação no mercado gráfico, a empresa, que era forte no segmento de impressoras offset, agora tem focado em máquinas de acabamento, como laminadoras, guilhotinas, entre outras, voltadas às gráficas digitais. “Foi esse conceito que viemos apresentar no evento. Nosso mercado é praticamente voltado para acabamento gráfico e venda de filmes para laminação, com muita variedade, entre convencional, brilho e fosco”, disse Guilherme da Silva, gerente comercial da PSG.
Também de olho em clientes durante o roadshow, o gerente comercial disse que as expectativas são de muito resultado positivo pela frente. “O mercado vem crescendo bastante depois da pandemia. Atendemos todo o Brasil e o Mercosul e temos a expectativa de aumentarmos o faturamento em 50% em 2022 em relação a 2021, principalmente pela parte de máquinas e filmes, que estamos vendendo muito bem”.
Mercado em crescimento
Para o gerente nacional de Vendas para Revendas da Konica Minolta, Carlos Eduardo Nieto, o evento no Sigep/Abigraf-PR é o tipo de encontro que ajuda no entendimento do mercado regional. “Fazemos esses roadshows com revendas regionais para mostrarmos equipamentos, mas também para sentirmos, pontualmente em cada região, como está o mercado. A conversa com os clientes e prospects nos ajuda nisso”, afirmou Nieto, lembrando que esse foi o primeiro evento da Konica Minolta nesses moldes após a pandemia e que outros deverão acontecer ainda este ano pelo Brasil.
A escolha por começar no Paraná a retomada dos encontros presenciais, segundo Nieto, tem a ver com a força do estado para a Konica Minolta. “O Paraná hoje é o terceiro mercado mais importante para a Konica, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Como temos vários negócios já alinhados com clientes paranaenses, decidimos começar por aqui o nosso roadshow, claro, também com interesse em captar novos clientes”.
Nieto afirmou que foi grande o interesse dos participantes em falar sobre negócios. Isso veio ao encontro da realidade vivida pela empresa, que prevê crescimento expressivo em 2022. “Em 2020 tínhamos a expectativa de ser o melhor ano da história e surgiu a pandemia. Agora as empresas estão retomando os investimentos em equipamentos. Com isso, esperamos crescer 30% em relação ao ano passado, pois vemos crescimento tanto em segmentos como rótulos e adesivos, como no mercado convencional, que havia caído bastante na pandemia. Além disso, estamos sempre acompanhando as tendência do mercado, por exemplo, com investimentos na área de embalagem, na qual não atuávamos até 2020”.